domingo, 20 de abril de 2008

Ciclo de 5 Concertos "Histórias para Instrumentos" em Loulé


Neste pequenino espectáculo que a Associação Cultural Música XXI nos traz, a personagem principal da história que se conta é um instrumento musical.

Através da sua voz (que é a música) vai falar connosco e com as restantes personagens destes contos. A história é original e foi escrita pelos músicos intervenientes.

Porque a música também sabe contar histórias.

A primeira história a ser contada é pela mão de Inês Rosa, "Lazuli" (Flauta de Bisel), no Ginásio "Os Espanhóis", em Loulé, no dia 26 de Abril às 11h00. As inscrições são limitadas e deverão ser efectuadas pelo seguinte contacto: 289 400 880.

O Ciclo de Concertos 5 "Histórias para Instrumentos" é uma organização do Município de Loulé, com produção da Associação Cultural Música XXI.

Idealizados e planificados por Paulo Cunha, estes concertos estão destinados a crianças dos 3 aos 5 anos de idade, com o objectivo de estimular o uso da música como linguagem; interligar a música ao texto e à narrativa.

Promover a inter e trans-disciplinaridade (música - drama - literatura). Estimular e reforçar a aprendizagem das várias competências adquiridas nos infantários (forma, numeração, cor, alfabeto, etc.).

Estimular a capacidade de abstracção, incentivar o gosto pelas expressões artísticas e promover a audição passiva e activa.

Ensinar a identificar morfologicamente e o timbre dos instrumentos. Pretende-se estimular e exercitar a memória tímbrica, melódica e rítmica. Promover a audição, a selecção e a apreciação.

Criar novos públicos na área da música, o drama e da leitura.