terça-feira, 14 de outubro de 2008

Concerto de lançamento do CD "PORTUGAL & ITALIA - Órgãos das Igrejas da Misericórdia e de Santiago de Tavira"

A Igreja de Santiago, em Tavira, recebe no dia 25 de Outubro, pelas 21h30, o concerto de lançamento do CD "PORTUGAL & ITALIA - Órgãos das Igrejas da Misericórdia e de Santiago de Tavira", pelo organista João Vaz.

Este CD conta com o patrocínio da Direcção Regional de Cultura do Algarve, da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Algarve, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Sotavento Algarvio, do Município de Tavira, com o apoio da Paróquia de Santiago e da Santa Casa da Misericórdia de Tavira, sendo uma edição da Associação Cultural Música XXI.

As relações culturais entre Portugal e Itália constituíram, em vários momentos da história, uma fonte de enriquecimento para a produção musical do nosso país.

O programa de gravação oferece uma panorâmica das relações musicais entre Portugal e Itália ao longo de mais de duzentos anos, através de obras musicais para órgão nos dois países. Paralelamente, permite dar a conhecer a sonoridade de dois órgãos recentemente restaurados na cidade de Tavira, que são testemunho da fecunda influência italiana na cultura portuguesa.

Natural de Lisboa, João Vaz efectuou os seus estudos musicais com Antoine Sibertin-Blanc em Lisboa e com José Luis Gonzalez Uriol em Saragoça. Trabalhou também com Edouard Souberbielle e com Joaquim Simões da Hora, vindo a adquirir um forte interesse pela Música Antiga.

Tendo desenvolvido uma intensa carreira a nível internacional, é frequentemente convidado para tocar em prestigiosos festivais de órgão, assim como para ensinar em cursos de aperfeiçoamento organístico e para integrar júris de concursos internacionais.

O seu interesse pela música portuguesa para órgão reflecte-se nas suas diversas gravações em CD (a maior parte registada em órgãos históricos portugueses) e no seu trabalho musicológico (prepara presentemente uma edição de obras portuguesas para órgão de finais do século XVIII e uma tese de doutoramento sobre o declínio da tradição organística em Portugal no início do século XIX).

João Vaz é professor de órgão na Escola Superior de Música de Lisboa e no Departamento de Música da Universidade de Évora. É também titular do órgão da Igreja de São Vicente de Fora em Lisboa, consultor permanente para o restauro dos seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra e director artístico do Festival Internacional de Órgão de Lisboa.