Sendo o único do género no Algarve, o "Festival de Órgão de Faro" compreende a realização de quatro concertos nos órgãos da Sé de Faro e da Igreja do Carmo de Faro. Os organistas convidados (nacionais e estrangeiros) tocarão em todos os sábados de Novembro. Nesta terceira edição do evento, continuará a dar-se relevo às diversas combinações tímbricas e privilegiar-se-á a apresentação de repertórios bastante distintos.
O Festival tem como objectivo central a valorização e divulgação deste instrumento secular e apoiar a difusão da música original composta para órgão. Com o intuito de alcançar um público diversificado, os organistas apresentarão programas de concerto com repertório distinto, abrangendo diferentes escolas organísticas e épocas históricas. A música de compositores portugueses estará, desejavelmente, presente em todos os repertórios que serão interpretados.
Após duas edições contando com a presença de ilustres interpretes nacionais e internacionais, o Festival de Órgão de Faro confirma-se já como um dos Festivais imprescindíveis para quem gosta, através dos sumptuosos sons exalados, de fruir toda a beleza e espiritualidade por este instrumento exaladas.
Com a entrada gratuita, nestes concertos a realizar pelas 21h30 de todos os sábados do mês de Novembro será possível ouvir repertórios onde constarão diversos compositores nacionais e estrangeiros, diferentes períodos históricos, alguns temas improvisados e desconhecidas e verdadeiras relíquias da música sacra portuguesa.
O III Festival de Órgão é uma organização conjunta da Associação Cultural Música XXI e da Direcção Regional de Cultura do Algarve, com o apoio da Câmara Municipal de Faro, tendo como parceiros de comunicação o Jornal Barlavento e a Rádio Universitária do Algarve.