domingo, 7 de março de 2010

Grupo Teatro XXI - II Festival T, Festival Internacional Teatro de Albufeira


Jovens estagiários estreiam espectáculo de teatro em Albufeira

A Associação Cultural Música XXI recebeu três estagiários do Curso Profissional de Artes do Espectáculo, variante Interpretação, da Escola Secundária Pinheiro e Rosa.

A equipa, coordenada pela professora Ana Oliveira, tem agora a possibilidade de defender um projecto profissional apoiado nas valências e competências adquiridas ao longo de três anos de aprendizagem.

Neste trabalho os actores estagiários estão a trabalhar o texto As Vedetas, de Lucien Lambert. Neste texto somos levados a reflectir sobre a dimensão do humano e da pessoa que, muitas vezes, é tomada como um objecto descartável, pronto a ser substituído na primeira ocasião. Lucien Lambert discorre neste texto sobre a verdade da mentira, o valor da lealdade e a capacidade de ultrapassar pequenas traições em nome da amizade.

Recorrendo à ironia, Lucien Lambert leva-nos ao riso nesta comédia em que duas actrizes rivalizam, sem tréguas, para conseguirem “O Papel”. Com posturas e métodos opostos, encontram-se, sempre, em situações de casting onde ou estão a representar, uma para a outra, o “papel” da amizade que as une, ou um “papel” para o realizador/encenador. E, neste jogo, expõem os seus sonhos, as suas paixões, as ambições, as desilusões e desencantos.

A estreia está agendada para o próximo dia 24 de Março no Auditório Municipal de Albufeira. Dia 29 este espectáculo será apresentado no Festival Artes de Palco, de Vila Real de Santo António.

Na forja está a preparação de alguns trabalhos de poesia e música.