domingo, 9 de maio de 2010

Grupo Teatro XXI - "Maria Adelaide", no Teatro Lethes


Este ano queremos associar-nos às comemorações do nascimento de Manuel Teixeira Gomes.

Maria Adelaide é um romance da autoria do escritor portimonense que foi adaptado para teatro por Ana Cristina Oliveira. Nele se evidenciam algumas formas de viver das gentes em Portimão nos finais do séc. XIX, fazendo uma recriação das artes de amar da burguesia através do olhar crítico e, por vezes, impiedoso de Teixeira Gomes.

A escrita de Teixeira Gomes é sempre uma grata descoberta para qualquer leitor, mas sê-lo-á, sobretudo, para o leitor menos familiarizado com a sua mundividência, com a sua peculiar forma de assimilar e descrever a vida numa perspectiva repleta de sensualidade.

Em Maria Adelaide impõe-se o deslumbramento estético perante o ser feminino a par de uma crueldade masculina, típica do enquadramento cultural da época.

Neste contexto convivemos com as crenças, com o modo de viver de uma certa burguesia, mas também com o amor envolto num jogo de crueldade que permanecem ao logo das épocas.

A peça "Maria Adelaide" tem estreia nacional no Teatro Lethes, no dia 14 e 15 Maio, às 21H30, produção da Associação Cultural Música XXI, tem o apoio do Teatro Municipal de Faro e Câmara Municipal de Faro.

Com encenação de Ana Cristina Oliveira e representação de Mafalda Santos (Maria Adelaide), Nádia Gonçalves (consciência de Maria Adelaide), Amadis Monteiro (Ramiro D'Arge) e António José da Silva (consciência de Ramiro D'Arte), a peça teve apoio à produção da ACTA, Grupo de Teatro Penedo Grande, IPJ, Museu do Traje Algarvio e casa de antiguidades A Grafonola.