domingo, 5 de dezembro de 2010

Balanço do IV Festival de Órgão Faro 2010

Depois de 4 concertos que esgotaram nos sábados de Novembro a Igreja do Carmo e a Sé Catedral, o Festival de Órgão de Faro despede-se até para o ano.

Em 2010, os concertos foram bastante ricos e variados na diversidade de escolas organísticas, de repertório apresentado e de músicos com diferentes experiências nacionais e internacionais. Depois da apresentação do jovem João Segurado que se deslocou da Suécia para revelar a sua técnica, seguiu-se o agradável concerto de música de câmara que juntou órgão e voz com Daniel Oliveira e Susana Duarte. Bastante aguardado foi também o concerto de Edite Rocha, a primeira representante feminina no curriculo do Festival. Para encerrar, o italiano Luca Antoniotti mostrou porque tem uma intensa actividade organística que o leva a visitar regularmente as grandes catedrais europeias com a sua música.

Em 2011, não faltarão as novidades e ideias por parte da Associação Música XXI, que já revelou um pouco da 5ª edição do Festival.

No próximo ano, prevê-se a continuidade dos concertos de órgão com música de câmara (abraçando novos timbres), uma maior aposta no público estrangeiro residente no Algarve, o alargamento das parcerias e patrocínios, e ainda a participação de um cabeça-de-cartaz que coloque definitivamente Faro na rota internacional dos Festivais de Órgão.

Com todos estes ingredientes, a Associação Música XXI e os co-organizadores Direcção Regional de Cultura do Algarve e Câmara Municipal de Faro esperam que o aumento da participação de privados no apoio ao Festival de Órgão - Faro 2011 seja uma realidade.

Organização
Associação Cultural Música XXI
Direcção Regional de Cultura do Algarve
Câmara Municipal de Faro

Patrocínios
STAP
ANA Aeroporto do Algarve

Parceiros de comunicação
Jornal “Barlavento”
Rádio “RUA FM”

Agradecimentos
Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo
Cabido da Sé de Faro