sábado, 1 de janeiro de 2011

Ciclo de Concertos "Histórias para Instrumentos" em Portimão

A Música XXI tem o site renovado, visite em www.acmusicaxxi.com.




As histórias para instrumentos voltam a ser protagonistas na Casa das Artes, em Portimão, com sessões às 11h00. Neste conto/concerto que a Associação Cultural Música XXI nos traz, a personagem principal da história acaba por ser o instrumento musical.

Através da sua voz (que é a música) vai comunicar connosco e com as restantes personagens destes contos. A história é original e foi escrita por cada um dos músicos intervenientes.

Porque a música também sabe contar histórias.
12 Fevereiro 2011 - Francisco Brazão (Voz) - história: "Có có ró có có... galo Inácio"
12 Março 2011 - Rui Afonso (Percussões tradicionais) - história: "Panfonia e o Silêncio"
09 Abril 2011 - Albano Neto (Trompete) - história: "O Reino dos Trompetes "
14 Maio 2011 - Inês Rosa (Flautas de Bisel) - história: "A Lagarta listada"
11 Junho 2011 - Gonçalo Pescada (Acordeão) - história: "João Valentão e o Tigre Guilherme"
10 Setembro 2011 - Rui Gonçalves (Violino) - história: "Gota de Água"
O Ciclo de Concertos "Histórias para Instrumentos" é uma organização do Município de Portimão, com produção da Associação Cultural Música XXI.
As inscrições são limitadas e deverão ser efectuadas para o seguinte contacto: 282480490 (Divisão da Acção Cultural da Câmara Municipal de Portimão).

Idealizados e planificados por Paulo Cunha, estes contos/concertos estão destinados a crianças dos 3 aos 5 anos de idade, com o objectivo de estimular o uso da música como linguagem; interligar a música ao texto e à narrativa.

Promover a inter e trans-disciplinaridade (música - drama - literatura). Estimular e reforçar a aprendizagem das várias competências adquiridas nos infantários (forma, numeração, cor, alfabeto, etc.).

Estimular a capacidade de abstracção, incentivar o gosto pelas expressões artísticas e promover a audição passiva e activa.

Ensinar a identificar morfologicamente e o timbre dos instrumentos.

Criar novos públicos na área da música, do drama e da leitura.