terça-feira, 22 de maio de 2007


IV Festival de Coros de Câmara, em Olhão
Pelo 4º ano consecutivo, este singular evento (o único do género no Algarve), regressa ao concelho de Olhão nos dias 25 e 26 de Maio.

O Festival tem como características muito especiais a juventude dos elementos dos coros convidados, que apresentarão um repertório musical repleto de possibilidades “sensoriais auditivas”.

O Coro de Câmara Capella Antiqua (Aveiro), fundado em 2002, é um ensemble vocacionado para a interpretação de Música Antiga. Tem trabalhado segundo critérios de rigor e qualidade musical, especializando-se na interpretação de obras compostas na Europa dos séculos XV a XVIII.

O Ossónoba - Coro de Câmara (Faro) tomou forma em 2005. Constituído por 12 elementos do Coral Ossónoba, deu assim corpo a uma ideia que há muito germinava na mente de alguns coralistas, tentando abranger mais uma vertente da música coral na Associação Coral Ossónoba.

O Coro de Câmara Lisboa Cantat foi fundado em 2006, como uma das actividades da Associação Coral Lisboa Cantat. Foi criado com o objectivo de interpretar música coral de diversas épocas de modo profissional e fiel aos diferentes estilos. É constituído por 20 cantores que, para além de terem formação musical ao nível do conservatório e ensino superior, enquadram também outros coros profissionais e amadores do panorama musical português, nomeadamente o Coro Gulbenkian e o Coral Lisboa Cantat.

O Coro de Câmara de São João da Madeira apresentou-se publicamente pela primeira vez em 1992. É composto actualmente por 21 elementos, que possuem conhecimentos musicais. Realizou mais de uma centena e meia de concertos de Norte a Sul do País. A internacionalização iniciou-se em 1997 e já os levou a Espanha, ao Brasil e à República Checa. Possui dois registos discográficos e prepara a gravação do terceiro CD.

Na noite de sexta-feira, os quatro coros convidados actuarão dispersos pelas igrejas paroquiais das freguesias de Moncarapacho, Pechão, Quelfes e Fuzeta. O ponto alto do Festival será no sábado à noite, na Igreja Matriz de Olhão, onde terá lugar o concerto final pelos quatro coros convidados.

Este evento é co-organizado pelo Município de Olhão e Associação Cultural Música XXI. Recebe apoios da Direcção Regional de Cultura do Algarve, das Juntas de Freguesia e Paróquias do Concelho de Olhão.

Todos os concertos têm início às 21h30 e a entrada é livre.