terça-feira, 5 de junho de 2007

SELECTA – Antologia Poética em CD


SELECTA – Antologia Poética em CD

Uma colecção de poesia em CD/Multimédia, seleccionada e apresentada por Afonso Dias, inicia a sua publicação a 23 de Outubro. Tem como título genérico “SELECTA” e irá editar, em suporte áudio, um amplo leque de poetas de todos os países lusófonos.

Trata-se de uma Antologia Poética que, num suporte funcional e com carácter didáctico, pretende servir de auxiliar a professores e encarregados de educação, por um lado, e por outro, promover a difusão da Poesia de um modo claramente popular, tanto em Portugal, como nos países lusófonos e junto das comunidades portuguesas. Que possa, enfim, ser escutada no carro, vista e ouvida no computador, usufruída por quem não pode ler (invisuais, idosos, doentes, etc.).

O número inaugural é uma colectânea de 50 poetas dos oito países lusófonos, tem por título “Poetas da Lusofonia” e a sua publicação integra as comemorações do décimo aniversário da CPLP e tem apresentação marcada para as 17.30 do dia 23 de Outubro no Governo Civil de Faro.

O segundo número, que é um tributo a António Gedeão, participa nas comemorações do centenário do poeta/cientista Rómulo de Carvalho e será apresentada a 5 de Dezembro na Sociedade Portuguesa de Autores em Lisboa.

A colecção que agora se inicia irá ser uma incontornável fonte de consulta e de usufruto da poesia em língua portuguesa e editará um leque muito amplo de poetas de todas as épocas, correntes e estilos.

Os primeiros onze números a publicar serão:

1. (Out. 2006) CD.“Poetas da Lusofonia” – CPLP 10 anos, 50 Poetas dos oito países lusófonos
2. (Nov. 2006) CD. Poesia de António Gedeão
3. (Dez. 2006) CD. Poesia de Alberto Caeiro
4. (Jan. 2007) CD. Poesia de Moçambique e Cesário Verde
5. (Fev. 2007) CD. Poesia do Brasil e Luís de Camões
6. (Abr. 2007) CD. Poesia de Cabo Verde e Miguel Torga
7. (Mai. 2007) CD. Poesia da São Tomé e Príncipe e Natália Correia
8. (Jul. 2007) CD. Poesia de Angola e Vitorino Nemésio
9. (Set. 2007) CD. Poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen e Eugénio de Andrade
10. (Nov. 2007) CD. Poesia deTimor e David Mourão-Ferreira
11. (Dez. 2007) CD. Poesia de Alexandre O’Neill