segunda-feira, 24 de novembro de 2008

II Festival de Órgão - Faro 2008

Festival de Órgão de Faro despede-se a 29 de Novembro na Igreja do Carmo

Depois de quatro concertos que encheram as Igrejas da Sé e do Carmo, o Festival de Órgão despede-se e promete regressar no próximo ano com algumas novidades, quer no encontro de novas combinações, quer na abrangência de espaços e repertórios.

Rui Paiva e o Quarteto Arabesco têm a honra de encerrar o Festival de Órgão de Faro.

Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, Rui Paiva concluiu os estudos de Órgão em Barcelona e Zaragoza. Tem colaborado como organista e cravista com diversos conjuntos instrumentais e vocais. Como solista ou em grupo, tem-se apresentado em diversos concertos no nosso país, bem como em Espanha, França, Bélgica, Itália, Holanda, Inglaterra, Croácia, Eslovénia, Polónia, E.U.A. e Brasil. Realizou várias gravações discográficas. É professor de Órgão no Conservatório Nacional de Lisboa e director da Academia de Música de Santa Cecília de Lisboa.

Especializado em interpretações históricas, o Quarteto Arabesco interpreta em instrumentos da época música dos períodos Barroco e Clássico. Desde a sua estreia em 2006, a concepção de novos programas e apresentações tem-se sucedido.

Detendo-se fundamentalmente em compositores italianos (Biagio Marini e Dario Castello), o programa proposto inclui também os concertos para órgão e cordas de Giuseppe Sammartini e de C. P. E. Bach.

O concerto, de entrada livre, tem lugar no sábado 29 de Novembro, às 21h30, na Igreja do Carmo - Faro.

O II Festival de Órgão de Faro é co-organizado pela Associação Cultural Música XXI e Município de Faro, e conta com os apoios da Direcção Regional de Cultura do Algarve, da Fundação Calouste Gulbenkian e do Crédito Agrícola Caixa do Algarve.

Esperamos por si no concerto!