segunda-feira, 5 de novembro de 2007

2º Concerto do I Festival de Órgão na Sé de Faro


2º Concerto do I Festival de Órgão na Sé de Faro

Depois de um retumbante concerto de abertura com mais de 200 pessoas a encher a Sé de Faro, o 2º Concerto que integra o Festival de Órgão terá lugar a 10 de Novembro (sábado), pelas 21h30, com a participação do organista Gyula Szilágyi.

Este músico húngaro-holandês estudou órgão – sob a direcção do mestre Jacques van Oortmerssen – piano e música sacra no Conservatório Superior 'Sweelinck' em Amesterdão, onde obteve as suas licenciaturas. Em Amesterdão foi organista titular da Igreja protestante 'Parque'.

Como especialista dos órgãos históricos e da interpretação histórica dos mesmos, foi convidado a tocar em vários locais da Península Ibérica. Das suas actuações no nosso país, destacam-se os recitais de órgão na Igreja de Boliqueime, na Basílica de Mafra e na Igreja de Santiago em Tavira. Já tem colaborado como pianista e organista também com a Orquestra do Algarve, sob a direcção dos maestros Álvaro Cassuto e Cesário Costa.

Em 2004 foi finalista no prestigioso 14º Concurso Internacional de Órgão 'Paul Hofhaimer', em Innsbruck, na Áustria.

Para o recital de 10 de Novembro, Gyula Szilágyi apresentará um panorama da música organística europeia dos séculos XVI / XVII, percorrendo compositores como António Carreira, Giovanni Picchi, Sweelinck e Francisco Correa de Arauxo, entre outros.

O evento, de entrada livre, é organizado pela Associação Cultural Música XXI e conta com os apoios das Águas do Algarve, da Câmara Municipal de Faro, da Direcção Regional de Cultura do Algarve e do Cabido da Sé de Faro.