segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Concerto de Encerramento do Festival de Órgão na Sé de Faro


Concerto de Encerramento do Festival de Órgão

João Paulo Janeiro, um dos nomes mais consagrados entre os organistas portugueses, encerra com “chave-de-ouro” o I Festival de Órgão na Sé de Faro. O recital terá lugar na próxima sexta-feira (30 de Novembro), pelas 21h30 na Sé de Faro.

Obteve o grau de mestre em Musicologia Histórica com uma dissertação sobre a música religiosa de Francisco António de Almeida. É licenciado em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou cravo e clavicórdio com Cremilde Rosado Fernandes, e órgão com Antoine Sibertin-Blanc. Prepara actualmente o doutoramento em Ciências Musicais com um trabalho sobre a prática do baixo contínuo em Portugal no século XVII.

Participou em diversos cursos de música antiga, onde teve a oportunidade de trabalhar órgão, cravo e baixo contínuo com Joaquim Simões da Hora, Ketil Haugsand, Ton Koopman e Bob van Asperen.

Fundou, em 1989, o grupo de música antiga Flores de Música, com o qual tem realizado um trabalho de divulgação da música portuguesa dos séculos XVII e XVIII, tanto em concertos como em gravações. Fundou, em 2005, o agrupamento vocal de solistas Capela Joanina.

Tem-se apresentado em diversos festivais de música, quer a solo, quer com os grupos que dirige; bem como em colaboração com as orquestras e coros da Fundação Gulbenkian e do Teatro Nacional de S. Carlos, com os quais realizou diversas gravações de música portuguesa.

Gravou um CD a solo em dois órgãos históricos da cidade de Évora; e um CD com o Ensemble Avondano em instrumentos históricos do Museu da Música. Prepara actualmente as edições discográficas do Mattutino de Morti de David Perez, e do Te Deum de Francisco António de Almeida, bem como uma edição crítica das sonatas e duetos de João Baptista André Avondano.

Para o recital de 30 de Novembro, João Paulo Janeiro propõe-nos uma viagem cronológica pela “Arte da Variação”, onde executará composições de António Carreira, Francisco Correa d'Arauxo, Pablo Bruna, Bernardo Pasquini, entre outros.

O evento, de entrada livre, é organizado pela Associação Cultural Música XXI e conta com os apoios das Águas do Algarve, da Câmara Municipal de Faro, da Direcção Regional de Cultura do Algarve e do Cabido da Sé de Faro.