segunda-feira, 15 de novembro de 2010

20 Novembro: IV Festival de Órgão Faro 2010


A Igreja do Carmo (Faro) foi palco do segundo concerto, um belo dueto (órgão e voz) com o organista Daniel Oliveira e com a soprano Susana Duarte.

O próximo concerto, dia 20 Novembro, às 21h30 na Igreja do Carmo, será o primeiro recital de órgão de uma artista feminina no Festival de Órgão.

Edite Rocha apresenta-nos um programa musical do século XVI a XVIII. Poderemos ouvir compositores ingleses como William Byrd ou John Bull (reinado da Rainha Elizabeth I).
Difundir a música original composta para órgão por compositores portugueses é um dos objectivos do festival, e, Edite Rocha, apresentará os compositores: António Carreira, Pedro de São Lourenço, Manuel Rodrigues Coelho ou Fr. Manuel de Santo de Elias. 

Edite Rocha concluiu a Licenciatura em Ensino de Música - Órgão, sob orientação do Professor Doutor João Pedro de Oliveira e Prof. Domingos Peixoto na Universidade de Aveiro e com Jean-Christophe Revel no âmbito do programa Erasmus no Conservatoire National de Région de Musique, Danse et Art Dramatique de Perpignan (França). Em 2004 concluiu o Diploma de solista no ramo de Renascimento/Barroco (Órgão) numa das mais conceituadas Escolas Superiores de Música Antiga, Schola Cantorum Basiliensis (Basileia, Suíça) sob orientação dos Professores Jean-Claude Zehnder e Andrea Marcon, com o apoio do Gabinete das Relações Internacionais do Ministério da Cultura e em 2010 concluiu o Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro sob orientação dos Professores Doutores João Pedro de Oliveira e Rui Vieira Nery, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Actualmente realiza um pós-doutoramento na Universidade de Aveiro e Oxford sob o apoio da FCT; é investigadora no INET-md; é presidente da direcção da Associação Musical Pro-Organo (AMPO) e lecciona a disciplina de Órgão no Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro.



Programa do Festival:
06 Nov 2010 - 21h30 - Igreja da Sé
João Segurado

13 Nov 2010 - 21h30 - Igreja do Carmo
Daniel Oliveira + voz soprano
(Susana Duarte)

20 Nov 2010 - 21h30 - Igreja do Carmo
Edite Rocha

27 Nov 2010 - 21h30 - Igreja da Sé
Luca Antoniotti

Organização
Associação Cultural Música XXI
Direcção Regional de Cultura do Algarve
Câmara Municipal de Faro

Patrocínios
STAP
ANA Aeroportos Algarve

Parceiros de comunicação
Jornal “Barlavento”
Rádio “RUA FM”

Agradecimentos
Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo
Cabido da Sé de Faro