quarta-feira, 17 de novembro de 2010

IV Festival de Órgão Faro 2010


Vídeos do Festival:
http://www.digitalmaistv.com/index.html?id=1432
http://www.digitalmaistv.com/index.html?id=1403
http://www.facebook.com/MusicaXXI#!/video/video.php?v=165906516776118&comments

06 Novembro
O primeiro concerto do Festival de Órgão, realizado por um jovem talento de 26 anos, João Segurado, é licenciado em órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa (órgão e improvisação com António Esteireiro). Actualmente é doutorando na Universidade Técnica de Luleå (norte da Suécia), onde desenvolve um projecto de investigação artística referente ao processo de entonação do novo órgão na sala de concertos Studio Acusticum, em Piteå (Suécia). Tem tocado em Portugal, Espanha, Suécia, Alemanha e Noruega e ganho vários prémios internacionais.
 
13 Novembro
A Igreja do Carmo (Faro) foi palco do segundo concerto, um belo dueto (órgão e voz) com o organista Daniel Oliveira e com a soprano Susana Duarte. 
O concerto contempla um programa musical do século XVII e XVIII, com especial enfoque para compositores portugueses como António Carreira, Carlos Seixas, João Rodrigues Esteves. O património musical internacional estará marcado pelos compositores J.S.Bach, G.F. Haendel, Francesco Gasparini, entre outros. 

20 Novembro
O próximo concerto, dia 20 Novembro, às 21h30 na Igreja do Carmo, será o primeiro recital de órgão de uma artista feminina no Festival de Órgão. 

Edite Rocha apresenta-nos um programa musical do século XVI a XVIII. Poderemos ouvir compositores ingleses como William Byrd ou John Bull (reinado da Rainha Elizabeth I).
Difundir a música original composta para órgão por compositores portugueses é um dos objectivos do festival, e, Edite Rocha, apresentará os compositores: António Carreira, Pedro de São Lourenço, Manuel Rodrigues Coelho ou Fr. Manuel de Santo de Elias. 

Programa do Festival:
06 Nov 2010 - 21h30 - Igreja da Sé
João Segurado

13 Nov 2010 - 21h30 - Igreja do Carmo
Daniel Oliveira + voz soprano
(Susana Duarte)

20 Nov 2010 - 21h30 - Igreja do Carmo
Edite Rocha

27 Nov 2010 - 21h30 - Igreja da Sé
Luca Antoniotti

Organização
Associação Cultural Música XXI
Direcção Regional de Cultura do Algarve
Câmara Municipal de Faro

Patrocínios
STAP
ANA Aeroportos Algarve

Parceiros de comunicação
Jornal “Barlavento”
Rádio “RUA FM”

Agradecimentos
Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo
Cabido da Sé de Faro