segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Concerto de Encerramento do Festival de Órgão na Sé de Faro


Concerto de Encerramento do Festival de Órgão

João Paulo Janeiro, um dos nomes mais consagrados entre os organistas portugueses, encerra com “chave-de-ouro” o I Festival de Órgão na Sé de Faro. O recital terá lugar na próxima sexta-feira (30 de Novembro), pelas 21h30 na Sé de Faro.

Obteve o grau de mestre em Musicologia Histórica com uma dissertação sobre a música religiosa de Francisco António de Almeida. É licenciado em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou cravo e clavicórdio com Cremilde Rosado Fernandes, e órgão com Antoine Sibertin-Blanc. Prepara actualmente o doutoramento em Ciências Musicais com um trabalho sobre a prática do baixo contínuo em Portugal no século XVII.

Participou em diversos cursos de música antiga, onde teve a oportunidade de trabalhar órgão, cravo e baixo contínuo com Joaquim Simões da Hora, Ketil Haugsand, Ton Koopman e Bob van Asperen.

Fundou, em 1989, o grupo de música antiga Flores de Música, com o qual tem realizado um trabalho de divulgação da música portuguesa dos séculos XVII e XVIII, tanto em concertos como em gravações. Fundou, em 2005, o agrupamento vocal de solistas Capela Joanina.

Tem-se apresentado em diversos festivais de música, quer a solo, quer com os grupos que dirige; bem como em colaboração com as orquestras e coros da Fundação Gulbenkian e do Teatro Nacional de S. Carlos, com os quais realizou diversas gravações de música portuguesa.

Gravou um CD a solo em dois órgãos históricos da cidade de Évora; e um CD com o Ensemble Avondano em instrumentos históricos do Museu da Música. Prepara actualmente as edições discográficas do Mattutino de Morti de David Perez, e do Te Deum de Francisco António de Almeida, bem como uma edição crítica das sonatas e duetos de João Baptista André Avondano.

Para o recital de 30 de Novembro, João Paulo Janeiro propõe-nos uma viagem cronológica pela “Arte da Variação”, onde executará composições de António Carreira, Francisco Correa d'Arauxo, Pablo Bruna, Bernardo Pasquini, entre outros.

O evento, de entrada livre, é organizado pela Associação Cultural Música XXI e conta com os apoios das Águas do Algarve, da Câmara Municipal de Faro, da Direcção Regional de Cultura do Algarve e do Cabido da Sé de Faro.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Festival de Órgão recebe Paulo Bernardino


Festival de Órgão recebe Paulo Bernardino

Depois de dois concertos completamente lotados, o Festival de Órgão na Sé de Faro recebe o organista Paulo Bernardino no próximo sábado, 24 de Novembro, pelas 21h30.

Maestro, compositor, cravista e organista, nasceu nos Países Baixos em 1973, país onde iniciou os seus estudos musicais. Em Portugal desde 1987, completou o curso de Piano no Conservatório de Música de Coimbra em 1995 e, em 2003, concluiu a licenciatura em Música Sacra na Universidade Católica Portuguesa no Porto.

É Maestro e Director Artístico do Orfeon Académico de Coimbra desde 2006. Lecciona na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no curso de Estudos Artísticos da Universidade de Coimbra, e é professor na Escola Diocesana de Música Sacra de Coimbra desde 1994. É desde 2002 organista titular da Sé Catedral de Coimbra e foi recentemente nomeado organista titular da Capela da Universidade de Coimbra.

Para o recital de 24 de Novembro, Paulo Bernardino propõe um programa onde predominam as sonatas de Carlos Seixas e onde pontuam batalhas do 6º tom e fantasias, de compositores tão conhecidos como António Correa Braga e J. S. Bach.

O evento, de entrada livre, é organizado pela Associação Cultural Música XXI e conta com os apoios das Águas do Algarve, da Câmara Municipal de Faro, da Direcção Regional de Cultura do Algarve e do Cabido da Sé de Faro.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

2º Concerto do I Festival de Órgão na Sé de Faro


2º Concerto do I Festival de Órgão na Sé de Faro

Depois de um retumbante concerto de abertura com mais de 200 pessoas a encher a Sé de Faro, o 2º Concerto que integra o Festival de Órgão terá lugar a 10 de Novembro (sábado), pelas 21h30, com a participação do organista Gyula Szilágyi.

Este músico húngaro-holandês estudou órgão – sob a direcção do mestre Jacques van Oortmerssen – piano e música sacra no Conservatório Superior 'Sweelinck' em Amesterdão, onde obteve as suas licenciaturas. Em Amesterdão foi organista titular da Igreja protestante 'Parque'.

Como especialista dos órgãos históricos e da interpretação histórica dos mesmos, foi convidado a tocar em vários locais da Península Ibérica. Das suas actuações no nosso país, destacam-se os recitais de órgão na Igreja de Boliqueime, na Basílica de Mafra e na Igreja de Santiago em Tavira. Já tem colaborado como pianista e organista também com a Orquestra do Algarve, sob a direcção dos maestros Álvaro Cassuto e Cesário Costa.

Em 2004 foi finalista no prestigioso 14º Concurso Internacional de Órgão 'Paul Hofhaimer', em Innsbruck, na Áustria.

Para o recital de 10 de Novembro, Gyula Szilágyi apresentará um panorama da música organística europeia dos séculos XVI / XVII, percorrendo compositores como António Carreira, Giovanni Picchi, Sweelinck e Francisco Correa de Arauxo, entre outros.

O evento, de entrada livre, é organizado pela Associação Cultural Música XXI e conta com os apoios das Águas do Algarve, da Câmara Municipal de Faro, da Direcção Regional de Cultura do Algarve e do Cabido da Sé de Faro.