segunda-feira, 9 de novembro de 2009

III Festival de Órgão - Faro 2009 - concerto 14 Novembro


Cerca de 300 pessoas assistiram no dia 07 de Novembro pelas 21h30, ao início do III Festival de Órgão de Faro que teve lugar na sua Sé Catedral pela mão do organista Filipe Veríssimo. Contaram com a inesperada presença do compositor da última obra apresentada, Padre António Cartageno que, emocionado, agradeceu os merecidos e demorados aplausos.

Pelo terceiro ano consecutivo a organização oferece - gratuitamente - a possibilidade a todos que assim o desejem de poder assistir a concertos únicos e irrepetíveis.

Não serão meras palavras que poderão descrever as sensações e emoções provocadas por estes intitulados "Reis dos Instrumentos".

Nos próximos dois sábados (14 e 21 de Novembro pelas 21h30) a Igreja do Carmo em Faro, provavelmente será pequena para acolher os muitos apreciadores que lá se deslocarão para assistir a mais dois grandes concertos (Giampaolo di Rosa e António Mota).

No próximo sábado, 14 de Novembro pelas 21h30, na Igreja do Carmo, Giampaolo di Rosa traz-nos um recital de improvisação: um fenómeno da criação em que, em vez de executar obras escritas por outros, o organista executa, de forma original, obras musicais criadas por ele. O organista apresentará obras procurando uma imitação de estilos de diferentes épocas históricas e escolas geográficas, que sejam apropriadas às características do instrumento ibérico. Trata-se de uma raridade, embora fazendo parte da maior e melhor tradição organística internacional. Será este concerto mais uma prova reveladora da intenção de dotar este Festival com as imensas cores sonoras e interpretativas possíveis para um instrumento desta magnitude.

Por fim e em apoteose, como se espera, no último sábado de Novembro (dia 28 pelas 21h30) teremos o grato prazer de escutar João Vaz e a Capella Patriarchal que, através das suas "vozes", preencherão a óptima acústica da Sé Catedral de Faro.

Esta organização conjunta da Associação Cultural Música XXI e da Direcção Regional de Cultura do Algarve e que tem apoio do Município de Faro, Cabido da Sé de Faro e Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo de Faro, tendo como parceiros na divulgação o Jornal Barlavento e Rádio Universitária do Algarve, espera, mais uma vez, contar com a sua preciosa presença.