terça-feira, 17 de novembro de 2009

III Festival de Órgão - Faro 2009 - concerto 21 Novembro

Um recital de improvisações marcou um momento único de sensações e de sons por Giampaolo Di Rosa, cuja participação no III Festival de Órgão de Faro, no passado dia 14 de Novembro às 21h30, arrancou mais que um sorriso e palmas aos presentes que gratuitamente assistiram a um concerto único e irrepetível.

O próximo concerto na Igreja do Carmo em Faro, dia 21 de Novembro, sempre às 21h30, será tocado pelo organista António Mota.

António Mota é doutorado em Música pela Universidade de Aveiro, é professor de Órgão e de Teoria Musical em universidades e conservatórios, investigador na área da música para órgão e integra o grupo de Música Sacra da Universidade Católica do Porto.

Os dois primeiros concertos deste festival deram-nos excelentes surpresas: o primeiro concerto apresentou o compositor Padre António Cartageno, emocionado por usufruir da sua própria obra, raramente tocada em concerto. E, Giampaolo Di Rosa trouxe-nos um recital de improvisação: um fenómeno da criação em que, em vez de executar obras escritas por outros, o organista executou, de forma original, obras musicais criadas por ele.

No último sábado de Novembro (dia 28 pelas 21h30) teremos o grato prazer de escutar João Vaz e a Capella Patriarchal que, através das suas "vozes", preencherão a óptima acústica da Sé Catedral de Faro.

Esta organização conjunta da Associação Cultural Música XXI e da Direcção Regional de Cultura do Algarve e que tem apoio do Município de Faro, Cabido da Sé de Faro e Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo de Faro, Jornal Barlavento e Rádio Universitária do Algarve espera, mais uma vez, contar com a sua preciosa presença.